Luciana Branco
10.09.2023

E pra você, qual o seu assunto?

Um dia, uma amiga em uma estrada me perguntou: “E qual é seu assunto preferido?”. Ela fez essa pergunta porque, há 20 anos, me dedico a criar projetos para grandes marcas e eventos culturais, em uma divertida e bem sucedida carreira de jornalista fora das redações, na [ EM BRANCO ], empresa que fundei aos 26 anos, na sala da minha casa.

Ou seja, meus assuntos eram sempre os assuntos dos meus clientes. Costumo dizer que sou ótima para me apaixonar pela paixão alheia.

Recebi a pergunta com um profundo silêncio. Não sabia responder de bate e pronto e isso sempre é interessante para mim. Gosto das dúvidas.

Era pandemia. Eu passava uma temporada na praia com minhas filhas em uma rotina de isolamento, longas caminhadas, esportes náuticos, trabalho virtual, estudo e muita meditação. Com o afrouxamento da agenda, ia cada vez mais longe no silêncio e passei a acessar informações importantes sobre mim, sobre a Vida, sobre o Todo.

“E qual é meu assunto?”, fazia ecoar buscando uma resposta sincera. Até que escutei “O que sei de mim” ser soprado do meu coração, durante uma meditação. “O que sei de mim”. Achei curioso, eu me sentia mesmo em contato com algo invisível.

Saí para caminhar e, naquele momento, além de uma pergunta, agora tinha também uma frase para me acompanhar.

Num só passo à beira do mar, entendi. Meu assunto sempre foi o autoconhecimento e eu criaria, então, uma série de podcasts na qual entrevistaria pessoas relacionadas ao meu processo de compreensão de mim. O que sei de mim surgiu assim <3 Como sempre aconteceu nos processos de criação para os clientes, coloquei em uma folha de papel em branco tudo o que passava por mim nessa nova criação. Agora, uma criação autoral, sem encomendas. Nos mais de 30 anos dedicados aos processos de autoconhecimento, sei que não há pílula mágica, não há guru, não há instituição religiosa capaz de nos conduzir à fonte, à essência original, ao "seu" assunto. Só há o que eu sei sobre mim, como eu sinto e o que eu faço com isso, para mim e para o mundo. O que sei de mim nunca mais parou de crescer... agora, virou um portal e os sonhos para O que sei de mim são muitos. E vc, já parou para pensar qual o seu assunto?