Luciana Branco
10.09.2023
Você tem vontade?
Hoje eu estava olhando o ensaio de uma turma super experiente de dança contemporânea, quando mirei uma pessoa desconhecida que também babava em ver toda aquela fluidez e disse: “dá uma vontade de dançar assim, né?”. Ela arregalou os olhos, inclinou a cabeça iniciando uma discordância e completou dizendo que não, que não saberia dançar daquele jeito. Eu insisti: “mas dá vontade?”. Foi quando ela parou para dizer, “Ah, vontade? Vontade dá”. Aquilo me pegou.
Adoro a origem das palavras. Li que vontade vem do Latim, remete a voluntas (desejo, ânimo), que remonta a volere (querer). Desejo, ânima, alma, querer. Poxa, por que cercear o desejo, o ânimo, o querer pela realidade totalmente transformável de não praticar dança no momento?
Pode parecer bobagem, mas acredito totalmente que, com dedicação, o desejo vira realidade. E, mesmo que eu nunca consiga dançar como aqueles bailarinos profissionais (embora eu acredite que posso), a realidade não freia minha vontade. Neste caso da dança, ao menos.
E me coloquei a pensar em quais aspectos da minha vida, a realidade pode estar bloqueando minha vontade… Tenho vontade de dar uma volta o mundo com minhas filhas, quando elas acabarem a escola. Tenho vontade de fazer d’O que sei de mim a maior plataforma de autoconhecimento do Brasil. Tenho vontade de viver um amor saudável. Tenho vontade de aprender a cantar.
Para cada uma das minhas vontades, há, claro, uma listinha de questões da realidade que precisam ser resolvidas, modificadas, organizadas, mas nenhuma delas está impedindo minha vontade.
Um passo de cada vez e as vontades podem ficar cada vez mais próximas. Para a vontade da dança, por exemplo, depois dessa cena da tarde, entrei em contato com um professor que há tempos me foi indicado. O que ele oferece, parece, tem tudo a ver com o que desejo… semana que vem, estarei lá!
Por isso, deixo aqui uma ideia: faz uma lista de vontades! Sem pudor, por favor! Depois, faz a listinha do que precisa ser feito na realidade para se satisfazer a vontade. Agir, sempre agir no sentido do que se deseja. Assim, logo logo, vontade e realidade vão virar prazer.
Você tem vontade de quê?!