Luciana Branco
25.10.2023
Cortando o bolo
Hoje faço 46 anos! Acordei, meditei com um sentimento de alegria e agradecimento pela vida que tenho construído para mim. Envelhecer é saber que os desejos, para virarem realidade, precisam de ação. Claro, pode começar no pensamento do momento em que vou cortar o bolo. Mas e depois da intenção?
A vida que tenho escolhido criar exige muita, muita prática. Aprendo isso na meditação, no yoga, na musculação, na pós-graduação, no trabalho, na maternidade.
Talvez tenha sido a experiência que tive como atleta na adolescência, mas me tornei boa em rotinas (ouve o episódio da Aline Silva!).
Adoro falar do invisível e do mistério. Tenho cada vez mais dialogado com isso, mas observar a vida material e como lidamos com ela é também de grande aprendizado. Se, aos 46 anos, quero músculos mais tonificados, não há outra alternativa que os exercícios diários. Se meus olhos começam a mostrar o cansaço do foque-desfoque, talvez seja porque quanto mais o tempo passa, mais importante é olhar para dentro. A Natureza é poeta!
Andei hoje pela rua, tendo ido levar minhas filhas para a escola, e fui pensando nisso, no que tenho transformado minha vida. Em como vejo sementes plantadas há anos começando a germinar. Em como venho me permitindo mudar, me desconhecer e depois me conhecer de novo, em novas versões. Como tenho aceitado que, nessas mudanças, há aspectos que morrem. “Não dá para mudar a vida contanto que tudo fique igual”, um dia me disse o astrólogo Gregório Pereira de Queiroz (ouve esse episódio também!).
Tenho ousado fazer diferente, viver diferente, sentir diferente. Fácil não é, mas tem sido prazeroso experimentar a vida que venho desejando construir.
Eu poderia me focar em desejar o que não tenho. Em vez disso, escolho olhar e aprender com o caminho que tenho percorrido para criar o que venho criando. Assim como algumas espécies, o que “não tenho ainda”, pode ser do tipo de planta que demora mais para germinar. Isso, então, apenas me exige mais atenção e cuidado.
Um pedido para esse novo ano é seguir praticando a criação da vida que desejo, em todas as dimensões. Quero estar atenta em todos os planos para receber, perceber e compreender os sinais da vida. Amo viver. Muito. E estou muito agradecida hoje, por fazer 46 anos!